Modernização da contabilidade e a utilização da tecnologia
A contabilidade está presente na vida humana desde o início das primeiras civilizações. Onde o mercado era voltado para troca de mercadorias e a contabilidade servia para definir quanto alguém possuia de uma determinada mercadoria e qual o valor de troca dessa mercadoria em relação à outra.
Iniciou-se de maneira empirica, tendo essa fase se encerrado com o surgimento do método das partidas dobradas, que teve como principais divulgadores Leonardo Fibonacci e Luca Pacioli, no século XV. A contabilidade só foi reconhecida como ciência propriamente dita no início do século XIX.
Sua importância é indiscutivel. Seu desenvolvimento e aprimoramento são essenciais. O desenvolvimento humano (em todas as áreas) leva ao desenvolvimento da contabilidade, pois as duas partes estão inteiramente ligadas e uma desenvolve-se através da necessidade e demanda da outra.
Modernização e utilização da tecnologia
Nos dias atuais não é fácil visualizar ou imaginar alguma empresa ou um gestor, sem o apoio da informática. É necessário adequar-se e ter um significativo conhecimento, pois, não basta tê-la, mas sim saber usá-la.
A Contabilidade contrasta hoje com um complexo informacional em que é a gestora responsável pelos controles organizacionais com ou sem finalidade de lucro. O computador e seus softwares contábeis registram os acontecimentos e geram os relatórios. O gerenciamento destes sistemas, a análise das informações e a gestão das ações e procedimentos a serem realizados contêm uma amplitude informacional que o contador compreende muito bem. As fontes de dados estão cada vez mais ágeis e o contexto econômico é outro. Hoje, o profissional contábil está demandando um maior número de horas para analisar as situações empresariais e sua inter-relação com as demais áreas. O crescimento do valor informacional e a velocidade de transmissão destas informações alteram substancialmente o processo de análise dos resultados