simulado de auditoria Prof. Adauto
Professor Adauto de Aquino e Silva Filho
1 /11
01 – Segundo a NBC TA 265 – Comunicação de Deficiências de Controle
Interno Deficiência de controle interno existe quando:
(i) o controle é planejado, implementado ou operado de tal forma que não consegue prevenir, ou detectar e corrigir tempestivamente, distorções nas demonstrações contábeis; ou
(ii) falta um controle necessário para prevenir, ou detectar e corrigir tempestivamente, distorções nas demonstrações contábeis.
Deficiência significativa de controle interno é a deficiência ou a combinação de deficiências de controle interno que, no julgamento profissional do auditor, é de importância suficiente para merecer a atenção dos responsáveis pela governança.
O auditor deve comunicar tempestivamente por escrito as deficiências significativas de controle interno identificadas durante a auditoria aos responsáveis pela governança.
O auditor também deve comunicar tempestivamente à administração no nível apropriado de responsabilidade:
a) por escrito, as deficiências significativas de controle interno que o auditor comunicou ou pretende comunicar aos responsáveis pela governança, independente da natureza, época e extensão.
b) outras deficiências de controle interno identificadas durante a auditoria que não foram comunicadas à administração ou a outras partes e que, no julgamento profissional do auditor, são de importância suficiente para merecer a atenção da administração.
c) por escrito ou verbalmente, as deficiências significativas de controle interno que o auditor comunicou ou pretende comunicar aos responsáveis pela governança, independente da natureza, época e extensão. d) outras deficiências de controle interno identificadas durante a auditoria que não foram comunicadas à administração ou a outras partes e que, por determinação das NBC T’s, são de importância suficiente para merecer a atenção da administração.
e) outras deficiências de controle