Simbolos
A responsabilidade social e ambiental aparece como um dos cinco valores que balizam a gestão estratégica, organizacional e das pessoas que compõem a Copel. No sítio eletrônico do empreendedor, a responsabilidade socioambiental é definida como a “condução da vida da empresa de maneira sustentável, respeitando os direitos de todas as partes interessadas, inclusive das futuras gerações e o compromisso com a sustentação de todas as formas de vida”.
A política de sustentabilidade e cidadania do empreendedor ainda possui como parte das suas diretrizes: Contribuir para o desenvolvimento sustentável das regiões que acolhem os empreendimentos e operações da Companhia; e Promover ações socioambientais externas, tanto em apoio como em parceria, com recursos próprios como investimento social privado e/ou por meio de incentivos fiscais. Projeto de florestas ciliares
Objetivo principal do projeto é a recuperação dos ambientes naturais no entorno dos reservatórios das usinas, para que esses ambientes possam retomar a sua funcionalidade ecológica, sobretudo no que se refere à proteção do solo e da água, além da conformação de habitat para os animais.
De acordo com a posição geográfica da maior parte desses ambientes, a recuperação deve ser essencialmente feita por meio da recomposição florestal. Dependendo das características naturais da região, a reabilitação local estará vinculada ainda ao fechamento de drenos artificiais em áreas de várzeas, ao plantio de espécies herbáceas (ervas), onde originalmente eram campos, e ao reforço estrutural com obra civil em áreas sujeitas a fortes processos erosivos.
Relacionados às pretensões do projeto, e formando objetivos mais específicos, estão os seguintes aspectos: • Liberação de áreas • Cercamento de áreas • Sinalização de áreas • Coleta de sementes e produção de mudas de espécies nativas das regiões de interesse •