Simbologia Etiquetas
SIMBOLOGIA EM ETIQUETAS
PRODUTOS TÊXTEIS
O Código de Defesa do Consumidor determina que todos os produtos devem ser comercializados apresentando informações corretas sobre quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresente. Em relação aos produtos têxteis não é diferente, por isso, todo produto têxtil, nacional ou importado, deve ser etiquetado pelo fabricante ou importador.
A etiqueta que acompanha o produto têxtil deve ser fixada de maneira a não se desprender da peça e deve trazer indicação do tamanho da peça, nome do fabricante ou importador, CNPJ, país de origem, composição e cuidados necessários para a conservação, que podem ser expressos por símbolos ou texto. A simbologia utilizada para descrever a forma de lavar, passar e secar produtos têxteis ainda é pouco conhecida por grande parte dos consumidores.
A Fundação Procon-SP elaborou este material para informar sobre o significado desses símbolos e apresentar algumas dicas de como lavar, secar e passar diversos tipos de tecidos.
UM SÍMBOLO PARA CADA ETAPA DO TRATAMENTO DO TECIDO
As etiquetas devem indicar os cuidados para a conservação do produto, através de texto ou símbolo, respeitando a seguinte ordem:
Cl
Lavagem
Alvejamento a base de cloro
Secagem
Como passar a
Limpeza à seco ferro LAVAGEM
1 - um número dentro do símbolo da tina mostra a temperatura máxima que o tecido pode ser lavado com segurança.
Exemplo
Lavar à temperatura máxima de 40º
Símbolo: TINA
OBS: quando diversos tipos de tecidos, com indicação diferente de níveis de temperatura máxima tiverem de ser lavados juntos, deve-se optar pela temperatura mais baixa.
2
abril/2007
2 - A quantidade de agitação apropriada para a peça é indicada pelo traço abaixo da tina.
A tina sem o traço abaixo: a peça pode ser lavada à maquina no ciclo normal Um traço abaixo da tina: a lavagem à máquina deve ser em ciclo delicado
Dois traços abaixo da tina: a lavagem deve ser em ciclo delicado e a