Logistica - automatização
Automatização de armazéns
[Ano]
Índice
1-Introdução
2 -Automatização de armazéns * O que é? * O que pode comprometer a automatização? * Qual o seu impacto? * Quais as condições favoráveis á aplicação da automatização?
3-Codigo de barras * O que é? * Como são distinguidos os códigos de barras? * Principais simbologias do código de barras * Como se dá a leitura de um código de barras? * Vantagens do código de barras
4-RFID (identificação por radio frequência) * O que é? * Vantagens da utilização de etiquetas eletrónicas * Desvantagens das etiquetas eletrónicas
5-Conclusão
Introdução
Olá a todos, neste trabalho vou-vos falar acerca da automatização de armazéns, o que é e qual o seu impacto na logística, vou abordar também o assunto dos códigos de barra, explicar o que é e as suas vantagens e por ultimo, as etiquetas RFID.
2 - Automatização de armazéns
O que é?
Quando abordamos automatização utilizando tecnologia de informação, a expectativa que temos é a de grandes investimentos em software que processe dados a uma grande velocidade o que permite facilitar, e muito, as operações burocráticas aumentando a produtividade.
Investimentos em soluções de tecnologia de automatização são viabilizados devido a dois grandes benefícios: melhoria na qualidade e aumento da velocidade de informação.
Os softwares desenvolvidos para processamento de informações logísticas proporcionam mais velocidade e qualidade de informação, mas mesmo assim não trabalham isolados das demais actividades e elementos de uma cadeia de abastecimento.
O que pode comprometer a automatização?
Tem de ser sempre pensada e analisada a questão da inflexibilidade ao se projetar para um armazém um sistema automatizado, a empresa tem que fazer a escolha certa e acertar na sua escolha na primeira opção. Se existir algum problema de capacidade no futuro, a empresa não será