Manual de etiqueta textil
Etiqueta textil
Alexandro Estevam Ferreira Nº 43
Célia Ambrózio Nº 05
Willian Pedro da Silva Nº 34
Americana
2012
Alexandro Estevam Ferreira Nº 43
Célia Ambrózio Nº 05
Willian Pedro da Silva Nº 34
Etiqueta textil
Trabalho apresentado como exigência parcial do Curso Técnico em Tecelagem da Escola Técnica Estadual Polivalente de Americana.
Orientador: Professor. Junior
Americana
2012
MANUAL DE ETIQUETA TÊXTIL
1- Introdução
1.1- Regulamento técnico de etiquetagem de produtos têxteis.
Para os efeitos do presente Regulamento, é considerado produto têxtil aquele que, em estado bruto, semi-beneficiado, beneficiado, semimanufaturado, manufaturado, semi-confeccionado, confeccionado seja composto exclusivamente de fibras ou filamentos têxteis. As demais são considerados produtos têxteis os seguintes. Os produtos que possuam, pelo menos, 80% de sua massa constituída por fibras ou filamentos têxteis. Os revestimentos de móveis, colchões, travesseiros, almofadas, artigos de acampamento, revestimentos de pisos e forros de aquecimento para calçados e luvas, cujos componentes têxteis representem, pelo menos, 80% de sua massa. Os produtos têxteis incorporados a outros produtos, dos quais passem a fazer parte integrante e necessária, exceto calçado.
2- Informações que deverão constar na etiqueta
2.1- Nome ou razão social e identificação fiscal do fabricante nacional ou do importador, conforme o caso. 2.2- O nome ou razão social ou Marca Registrada ou Nome Fantasia do fabricante ou importador no órgão competente do país de consumo (por extenso sem abreviações). 2.3- Pais de origem. Exemplo: Produzido no Brasil ou Fabricado no Brasil ou feito no Brasil ou só Brasil. (não podendo abreviar); 2.4- A indicação do nome das fibras ou filamentos e sua composição expressa em percentual; 2.5- Tratamento de cuidado para conservação; 2.6- Uma