Simbologia das Velas
“Disse DEUS: Haja a luz, e houve a luz.
– E viu Deus que a luz era boa,
E fez separação entre a luz e as trevas.
– Chamou Deus à luz Dia, e às trevas, Noite (...)”
(Gênesis 1, 4-5)
1 INTRODUÇÃO
Para a realização e desenvolvimento da presente pesquisa, com base no tema proposto, primeiramente faz-se necessário uma iniciação ao tema, para tanto, abordar-se-á as histórias relacionadas a Arca da Aliança, como a sua localização, a ordem e forma para sua construção e os materiais que dentro delam permaneceriam, para então passar ao estudo principal da simbologia da Arca da Aliança.
A arca da aliança é um material explorado em diversos meios, como por exemplo pelas igrejas, por ser um artigo bíblico, pelos historiadores que buscam incessantemente o paradeiro dela, e até mesmo por autores de filmes que acham neste instrumento suas inspirações, como o mais clássico de todos escrito por Steven Spielberg: “Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida”, que com certeza incita a curiosidade para estudar sobre a arca da aliança
É com base em todos esses estudos e trabalhos existentes a cerca da Arca da Aliança, fez com que surgisse o interesse para compreender melhor este instrumento, a qual será analisada no decorrer desta pesquisa.
2 NOTÍCIA HISTÓRICA Antes de ser dado início ao estudo da simbologia das velas, é importante realizar um estudo das historias e mitologias que envolvem o fogo. Desde os tempos mais remotos, o fogo é tratado com grande respeito, tanto pela utilidade, como pela sua ligação com a divindade. Assim, remontam-se inúmeras lendas que correm entre os povos primitivos a seu respeito, todas hes dando uma origem celeste.
Um dos principais mitos acerca desse assunto, é que raiou um dia em que Prometeu – o herói de um dos mais importantes mitos de todos os tempos –, desceu dos céus, onde roubou o “Fogo Sagrado” para entregar e auxiliar a humanidade, ensinando como deveria acendê-lo, utilizando-se o atrito de