Direito
a) Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Você já ouviu falar nos objetivos do milênio?
Essa proposta surgiu em 2000 quando líderes mundiais assumiram o compromisso de melhorar nosso planeta até 2015, foi uma iniciativa intermediada pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). O PNUD é a rede global de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas, presente em 166 países, cujo mandato central é o combate à pobreza. Trabalhando ao lado de governos, iniciativa privada e sociedade civil, o PNUD conecta países a conhecimentos, experiências e recursos, ajudando pessoas a construir uma vida digna e trabalhando conjuntamente nas soluções traçadas pelos países-membros para fortalecer capacidades locais e proporcionar acesso a seus recursos humanos, técnicos e financeiros, à cooperação externa e à sua ampla rede de parceiros.
Nos objetivos de Desenvolvimento do Milênio há um enfoque especial para encontrar e compartilhar soluções em áreas como a modernização do Estado, o combate à pobreza e à exclusão social, a conservação ambiental e uso sustentável de recursos naturais.
Em estreita ligação com os Objetivos do Milênio surge o Pacto Global, que é uma iniciativa desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Essa iniciativa conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário.
As empresas participantes do Pacto Global são diversificadas e representam diferentes setores da economia, regiões geográficas e buscam gerenciar seu crescimento de uma maneira