simbolo alfanumerico
Grande parte da informação não é constituída apenas por números mas também por letras e símbolos especiais a que se chamam caracteres alfanuméricos.
Um código alfanumérico permite representar dígitos, letras e outros caracteres especiais (espaço, mudança de linha, etc.).
Os códigos alfanuméricos não são códigos ponderados, pelo que não são indicados para a realização de cálculos.
O código alfanumérico mais conhecido é o código ASCII (American Standard Code for Information Interchange).
O código ASCII utiliza palavras de 7 bits, podendo, por isso, representar um máximo de 27=128 caracteres diferentes.
A primeira versão do código ASCII (American Standard Code for Information Interchange) foi criada em 1963 para normalizar a transmissão e armazenamento de texto. Em 1967 foram incluídas as letras minúsculas no código que no essencial permaneceu inalterado até aos nossos dias.
Códigos Alfanuméricos
Códigos Alfanuméricos são também chamados de Códigos de Caracteres devido as suas determinadas propriedades. Estes códigos são basicamente códigos binários. Nós podemos escrever dados alfanuméricos, incluindo dados, letras do alfabeto, números, símbolos matemáticos e sinais de pontuação através destes códigos que são de fácil interpretação e podem ser processados por computadores. Dispositivos de entrada e saída, como teclado, mouse e monitor, podem realizar a interface de comunicação entre a homem e máquina através destes códigos. O Código 12-bit Hollerith é o mais conhecido e talvez o primeiro código efetivo nos primórdios das informática. Durante este período, cartões perfurados era utilizados para a entrada e saída de dados. Mas hoje em dia estes códigos estão obsoletos, já que outros códigos modernos se evoluíram. Os códigos alfanuméricos mais