Simbolismo
O Simbolismo foi um movimento se que aprofunda e radicaliza os ideais românticos, estendendo suas raízes à literatura, nos palcos teatrais, nas artes plásticas ,uma característica da pintura européia nas últimas décadas do Século 19 (em especial entre 1880 e 1890), bastante presente, apesar de não ter sido realmente organizado como um movimento. Surgiu na França, no final do século XIX, como oposição ao Realismo, ao Naturalismo e ao Positivismo da época. Os Simbolistas adotavam uma visão individual e pessoal sobre a realidade ,mas não se concentravam nos princípio estéticos então vigentes. Assim foram deram-lhes apelidos de “decadentistas”. Na arte só pode ser realizada atravéz de imagens não obstratas que representassem com fidelidade o mundo real.
Nas caracteristicas temos: Uma ênfase em temas místicos, imaginários e subjetivos,características individualistas,uma desconsideração da questãos social abordada pelo Realismo e Naturalismo,estética marcada pela musicalidade (a poesia aproxima-se da música),as obras de arte eram baseadad na intuição ,descartando a lógica e a razão,também era utilizados os recursos literários como a repetição de um fonema consonantal e a repetição de fonemas vocálicos.Na inspiração dos temas simbolistas costumavam vir de poesia do movimento, além de uma certa fixação em assuntos como a morte, a doença, o erotismo e até a perversidade.Há inúmeros artistas de estilos diferentes considerados simbolistas, por apresentarem traços do movimento em suas obras.Exemplos podem ser dados por nomes como Moreau, com a riqueza de suas pinturas exóticas, Puvis de Chavannes e a melancolia em seus quadros, Gauguin e suas imagens agradáveis. Até Munch é considerado, sob certos aspectos, um artista simbolista. Temos como principais artistas simbolistas :
Literatura internacional: Charles Baudelaire (autor da obra As flores do mal (1857) que é considerada um marco no simbolismo lliterário),Arthur Rimbaud,Stéphane Mallarmé ,Paul