Questionário do livro saber ver a arquitetura
Livro: “Saber a Ver Arquitetura” de Bruno Zevi, Cap. 5
Universidade Federal do Pará
Instituto de Tecnologia
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Alunos: Amanda Moura Farias, Biatriz Luiza Leal Fiock dos Santos, Camila Megale de Aguiar, Marcele Carvalho Lauande, Ryan Faria Cardoso.
1 – Há diferenças entre “definição de arquitetura” e “interpretação de arquitetura”? Por quê? Sim. Definir arquitetura é determinar por meio de estudos rigorosos, características que possam organizar a teorização de conceitos que explicam a composição arquitetônica como um todo, tendo como propósito compreender e analisar sobre o que é arquitetura. Já as “interpretações de arquitetura” são as várias versões que a arquitetura possui, as quais são aplicáveis para todas as obras arquitetônicas, como, por exemplo, as interpretações politica, econômico-social etc.
2 – Defina o sentido do termo “equívoco”, a respeito das interpretações propostas por Zevi, e em seguida, destaque reflexos deste sentido de “equívoco” na problemática a respeito da definição de arquitetura no texto de Elvan Silva. O “equívoco” apontado por Zevi está na significação de “interpretação de arquitetura”. O autor diz em seu livro que, para ser uma interpretação válida, o enunciado deve ser aplicável a todos os monumentos arquitetônicos. Isto pode ser relacionado com o texto de Elvan Silva, “A problemática da definição de arquitetura”, pois, no texto, Elvan retrata, justamente, a dificuldade de achar um significado aplicável a todas as obras arquitetônicas, logo, gerando diversas significações genéricas e superficiais ou conceitos subjetivos para “Arquitetura”, ou seja, “equívocos”.
3 – Bruno Zevi em seus trabalhos teóricos (“Architectura in nuce” e “Saber ver a Arquitetura”) se deteve em uma interpretação de arquitetura