aspectos ambientais internacionais
FIESP
CIESP
ASPECTOS AMBIENTAIS
DO
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Elaboração
Nilton Fornasari Filho
Luciano Rodrigues Coelho
Dezembro 2002
APRESENTAÇÃO
As questões ambientais, que já influenciam processos e cadeias produtivas e alteram a competitividade no mercado, foram incorporadas nos negócios e tendem a se intensificar em novos contextos e cenários deste século 21.
No fóruns internacionais, tanto da área ambiental como da comercial, se multiplicam os debates quanto a natureza e riscos potenciais de produtos fabricados, degradação ambiental, barreiras ao comércio, discriminação de produtos com base nos processos de fabricação, e aplicação de regras internacionais de proteção ao patrimônio comum.
A Organização Mundial do Comércio (OMC), enquanto condutora do comércio internacional baseado em regras, tem a incumbência de não ignorar essas questões e de solucionar os conflitos entre políticas comercial e ambiental.
Por sua vez, a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+10) realizada em Joanesburgo, na África do Sul, em 2002, reforçou que os acordos multilateriais sobre meio ambiente deverão estar em consonância com os da OMC e evitar a formação de barreira técnicas e distorção ao comércio.
É na trilha do desenvolvimento sustentável que a FIESP/CIESP apresenta este estudo, o qual decorre de demandas internas no dia-a-dia de suporte a atuação e tomada de decisão da nossa Instituição.
A motivação que se encontra por trás do texto é a crença de que, por uma série de motivos, há um leque de oportunidades para o debate sobre o futuro do comércio e do meio ambiente. Seu objetivo é permitir consultas e auxiliar o acompanhamento dos acontecimentos em torno do tema.
Horácio Lafer Piva
Presidente da FIESP/CIESP
i
ASPECTOS AMBIENTAIS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
1
INTRODUÇÃO