Simbolismo e Pré-modernismo
O Simbolismo é um movimento que aprofunda e radicaliza os ideais românticos, estendendo suas raízes à literatura, aos palcos teatrais, às artes plásticas. Ele nasceu na França, no final do século XIX, em contraposição ao Realismo e ao Naturalismo. No intenso contato com a cultura, a mentalidade, as artes e a religiosidade orientais, os artistas desta época mergulham nestes valores distintos do pensamento ocidental, mais racional, e espelham em suas criações esta outra visão de mundo.
Sem o Romantismo, com sua oposição ao uso desmedido da Razão, o Simbolismo não existiria, pois ele se apropria dos princípios românticos e os aprofunda de tal forma que nem o romântico mais contagiado pelas raízes desta Escola o faria. Os simbolistas percorrem, assim, caminhos mais ousados e irracionais, recorrendo ao uso extremo dos símbolos e do misticismo, empreendendo rumo ao inconsciente uma jornada além dos limites extremos da razão, um mergulho nos recantos mais ocultos do inconsciente.
Introdução
O simbolismo foi um movimento que se desenvolveu nas artes plásticas, teatro e literatura. Surgiu na França, no final do século XIX, em oposição ao Naturalismo e ao Realismo.
No Simbolismo, ao contrário do Realismo,não há uma preocupação com a representação fielda realidade, a arte preocupa-se com a sugestão.O Simbolismo é justamente isso, sugestão eintuição. É também a reação aoRealismo/Naturalismo/Parnasianismo, é o resgateda subjetividade, dos valores espirituais e afetivos. Percebe-se no Simbolismo uma aproximaçãocom os ideais românticos, entretanto, com umaprofundidade maior, os simbolistas preocupavam-se em retratar em seus textos o inconsciente, oirracional, com sensações e atitudes que a lógicanão conseguia explicar. O leitor não deveria tentarentender os textos, mas se deixar levar pelassensações.
Características do Simbolismo
- Ênfase em temas místicos, imaginários e subjetivos;
- Caráter individualista
- Desconsideração das questões sociais