violecia dom
Casos favoráveis
Numa experiência aleatória, os casos favoráveis à ocorrência de um dado acontecimento (ou abreviadamente, casos favoráveis) são todos os acontecimentos elementares e equiprováveis e incompatíveis (em número finito), contidos no espaço de resultados (ou espaço amostral), que satisfazem esse referido acontecimento. Empregamos os casos favoráveis quando pretendemos efetuar o cálculo da probabilidade de determinado acontecimento, aplicando a Lei de Laplace e, nesse sentido, é acima de tudo relevante determinarmos quantos são e não quais são eles.
Exemplo:
A experiência aleatória que consiste no lançamento de um dado (de forma cúbica e não viciado), com as faces numeradas de 1 a 6 e posterior anotação da face que fica voltada para cima. O espaço de resultados desta experiência aleatória é o conjunto . No acontecimento "saída de face com número par", os casos favoráveis são: de onde podemos afirmar que o número de caso favoráveis à ocorrência do acontecimento "saída de face com número par" é 3.
Casos possíveis
Os casos possíveis de uma experiência aleatória (ou abreviadamente, casos possíveis) são todos os acontecimentos elementares e equiprováveis e incompatíveis (em número finito), contidos no espaço de resultados (ou espaço amostral) dessa mesma experiência aleatória. Empregamos os casos possíveis quando pretendemos efetuar o cálculo da probabilidade de determinado acontecimento, aplicando a Lei de Laplace e, nesse sentido, é acima de tudo relevante determinarmos quantos são e não quais são eles.
Exemplo:
A experiência aleatória que consiste no lançamento de um dado (de forma cúbica e não viciado), com as faces numeradas de 1 a 6 e posterior anotação da face que fica voltada para cima. O espaço de resultados desta experiência aleatória é o conjunto logo, os casos possíveis são: donde podemos afirmar que o número de caso possíveis desta experiência aleatória é 6.