Simbioticos
Efeitos do consumo de probióticos, prebióticos e simbióticos para o organismo humano
Effects of probiotics, prebiotics and synbiotics consumption on the human organism
Raquel Raizel1, Eliana Santini2, Andressa Magali Kopper1,
Adilson Domingos dos Reis Filho3
RESUMO
Introdução: Vários fatores alteram a qualidade da vida moderna, de forma que a preocupação com a alimentação faz a sociedade conhecer cada vez mais a importância dos alimentos que auxiliam na promoção da saúde, pois diversas são as doenças que podem ser minimizadas com a adoção de bons hábitos alimentares. A suplementação da dieta com probióticos e prebióticos pode assegurar o equilíbrio ao intestino humano, e assim desempenhar papel fundamental na nutrição. Objetivo: Este artigo objetivou revisar os efeitos do consumo de probióticos, prebióticos e simbióticos, os tipos e quantidades indicadas, bem como o uso prolongado destes.
Materiais e Métodos: Utilizou-se o método de revisão sistemática, sendo pesquisados artigos científicos, legislação pertinente ao tema, bem como livros publicados no período de 1990 a 2010. Os trabalhos científicos foram pesquisados nas bases de dados: PubMed, HighWire, EBSCOhost, Scielo, Bireme e Lilacs, utilizando os descritores: prebióticos, alimentos funcionais, probióticos e simbióticos nos seguintes idiomas: inglês, espanhol e português.
Resultados: Foram analisadas ao todo, 46 referências relativas aos alimentos funcionais em geral e destes, poucos realizaram estudos clínicos randomizados e controlados.
Conclusões: Embora o consumo de probióticos, prebióticos e simbióticos favoreça uma série de benefícios para a saúde, ainda há a necessidade de estudos futuros com melhor delineamento experimental para verificar com maior precisão os efeitos sobre o organismo, bem como a determinação de dosagens adequadas e possíveis efeitos colaterais. Palavras-chave: simbióticos; prébióticos; probióticos.