Silvão
___________________________________________n º______
1) A figura mostra um contêiner de massa mA=3 kg conectado a um bloco de massa mB por uma corda que passa por uma polia sem atrito. A corda e a polia tem massas desprezíveis. Quando o contêiner é abandonado a partir do repouso, ele acelera a 1,0 m/s2 através da superfície horizontal sem atrito. Considere g=9,8 m/s2.
Determine:
a) A tensão na corda
b) A massa mB
[pic]
2) Uma força horizontal constante [pic] de intensidade 60N é aplicada em um bloco A que empurra um bloco B dirigida horizontalmente para a direita. A aceleração adquirida pelos blocos é de 4 m/s2. Determine a massa do bloco A, sabendo que o bloco B tem massa de 10 kg. Considere g=9,8 m/s2.
[pic]
3) Um carro de 1000 kg, a 20 m/s, pára, numa distância de 80 m, pela ação de uma força resultante, F, dirigida contrariamente ao vetor velocidade. Determinar o módulo da aceleração imposta ao carro e o valor de F. Considere g=9,8 m/s2.
4) Uma bala de revolver, cuja massa é 20g, tem uma velocidade de 100 m/s. Esta bala atinge o tronco de uma árvore e nele penetra uma certa distância até parar.
a) Qual era a energia cinética da bala antes de colidir com a árvore?
b) Qual é o trabalho que a bala realizou ao penetrar no tronco da árvore?
5) Um menino desliza, sem atrito, ao longo de um escorregador. Se ele parte do repouso em A, determine:
a) Qual a velocidade do menino ao chegar ao ponto mais baixo do escorregador (ponto B)?
b) Qual a velocidade do menino quando atingir o ponto C, que equivale à metade da altura h?
6) Suponha que exista atrito o movimento do menino, ao descer o escorregador do exercício anterior. Sabendo-se que a altura do escorregador é de 8 m e a massa