Folder seminario
Peter Drucker
Seminário :
ECONOMIA BRASILEIRA
1995/2012
Docente: Leila Oliveira
Discentes: Ana Patrícia de Oliveira
Ângela Vasconcelos
Kamila Portugal
Rita de Cássia Cunha
Márcia Estrela
Josiene de Souza
Curso Administração 2°Semestre
Feira de Santana
2013
ECONOMIA BRASILEIRA 1995/2012
O Plano Real foi um plano econômico, desenvolvido e aplicado no Brasil durante o governo de Itamar Franco. Foi elaborado pelo ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso com a participação de outros economistas, e a apartir 30 de junho de 1994, o plano de estabilização da economia tinha como principal objetivo à redução e o controle da inflação.
A sua implantação foi dividida em três fases. A primeira fase, que durou do final de 1993 a fevereiro de 1994 consistiu na batalha para aprovar no Congresso medidas que assegurassem um mínim o de controle sobre as contas públicas. Essa foi uma lição aprendida com os planos anteriores: com a inflação alta era melhor para o governo fechar as suas contas, se o objetivo era derrubá-la ou diminuí-las, era preciso controlar os gastos públicos.
A segunda fase transcorreu de fevereiro a junho de 1994 e foi marcada pela progressiva cotação dos preços em URV, uma unidade real de valor,. O cruzeiro novo não saiu de cena de imediato. A cada dia, o BC fixava uma taxa de conversão da URV em cruzeiros, baseada na média de três índices diários de inflação.
A URV não servia como de meio de pagamento. Ou seja, os bens e serviços continuavam a ser pagos em cruzeiros novos, mas passaram a ter referência numa unidade de valor estável, mais ou menos como se fosse um substituto do dólar. Assim, a URV permitiu o alinhamento dos preços sem necessidade e as inconveniências do congelamento. A terceira fase começa com a emissão da nova moeda, o Real, em lugar dos cruzeiros novos.
Quais as