silvia
Trabalho apresentado a disciplina de Bioquímica, ministrada pela Prof.ª Ms. Silvia Maria Alves de Paulo, utilizado como subsidio para obtenção da AP 2.
2014 Disciplina: Bioquímica Prof.: Sílvia Paula
Dengue: transmissão, aspectos clínicos, diagnósticos e tratamento.
denise Costa
Francisco Denilsom costa talvone cordeiro Andrade
Francisca joana Lopes Juvêncio
Francisco Freitas Rodrigues
Sobral, CE
2014
Introdução
A dengue é considerada, hoje em dia, um grande problema de saúde pública, pois apresenta um número significativo de ocorrência de casos. Por isso, é considerada arbovirose que mais prejudica o ser humano. Sua transmissão é feita através da picada do Aedes aegypti, um mosquito bastante conhecido, e não sendo a única espécie, pois existe o Aedes albopictus, muito semelhante ao primeiro aqui citado, sendo responsável por alguns surtos da doença em países do continente asiático. É uma Doença sazonal, sua ocorrência é detectada em tempos quentes e de alta umidade, favorecendo a proliferação do mosquito.
Chiaravalloti Neto (1997) diz que as “atividades de eliminação de criadouros (...) não tem se mostrado suficientes para diminuir os níveis de infestação do mosquito, já que os recipientes eliminados têm sido sistematicamente substituídos”; Ele quis dizer que o aumento do uso de recipientes que facilitam a proliferação do mosquito, como o plástico em geral, vasos de plantas com água e pneus, vem crescendo consideravelmente, colaborando assim, para a geração de criadouros. Até 1996, a FUNASA- Fundação Nacional de Saúde, era responsável pelas estratégias de controle da dengue; Nesse período, o trabalho realizado era o de controle químico,ou seja, a participação da comunidade era pouca ou nenhuma. Anos depois, o Ministério de Saúde começou