SILVIA
....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor:
RECONVENÇÃO
ao processo de autos ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.
DOS FATOS
O reconvindo, nos autos da ação de separação litigiosa que move contra a reconvinte, alega a "injúria grave" de que a reconvinte proferia muitas palavras obscenas perante ele e foi muito mais além, dizendo que a mesma chegou a agredi-lo por diversas vezes, e que possui amantes.
Ocorre, no entanto, que o reconvindo na verdade não descreveu os verdadeiros fatos, pois o mesmo abandonou o lar e sua esposa há .... após a descoberta por parte da reconvinte de uma traição praticada pelo reconvindo, algo que abalou o relacionamento e convívio familiar.
DO DIREITO
O art. 315/CPC reza acerca da reconvenção.
A Lei 6515/77 aduz acerca da separação litigiosa em seu art. 5º:
"A separação judicial pode ser pedida por um só dos cônjuges quando imputar ao outro conduta desonrosa ou qualquer ato que importe em grave violação dos deveres do casamento e torne insuportável a vida em comum".
Neste aspecto, o reconvindo envergonhou o nome de sua mulher ao traí-la com sua amiga e abandonar o lar.
DOS PEDIDOS
Isto posto, vem, com todo respeito e acatamento, argüir através desta reconvenção, a este R. Juízo, que esta seja julgada procedente, para condenar o reconvindo ao pagamento de todas as custas processuais, sua retratação e honorários advocatícios.