Silogismo e intelecto
Introdução
No meu entender Aristóteles afirma que nos não somos o que somos pela forma exterior que apresentamos que é matéria, palpável, e sim pela nossa essência, que é a nossa alma, que pensa, avalia e conclui.
Um pouco sobre as ideias de Aristóteles
Segundo Aristóteles para se chegar a uma verdade é preciso construir uma linha de pensamento e avaliação das situações que envolvem o fato e assim chegar a conclusão.
Silogismos
Essa palavra significa calculo, mas Aristóteles a usava como referencia indicativa de um raciocínio dedutivo, ou seja, os elementos informativos são analisados comprados para então chegar a uma conclusão ou a uma lógica.
Através do silogismo se buscam informações que levam a mais dados que finalmente justificam a conclusão.
O silogismo cientifico é universal e necessário, e não admite nenhum tipo de contradição. Os fatos que deram inicio ao raciocínio são claros e evidentes, e nunca deixarão de ser.
O silogismo dialético se fundamenta em uma linha de raciocínio (Premissas) hipotética, ou seja, aquela Idea vai mexer com a emoção e paixão dos ouvintes e aceita argumentações. Ela é discutível não é definitiva e aceita opiniões divergentes.
O intelecto
Pelo que entendi o intelecto é o resultado de como a alma responde ao conhecimento recebido. Ela vai avaliar o que tem importância ou não, qual o nível dessa importância, se aquilo é verdade e como aquilo interfere na essência do ser humano quando encontra os outros valores já formados.
Resumindo, é a verdade que eu encontrei após ter entendido um fato e pensado sobre ele chegando a uma conclusão.