silica
O filme refere-se ao produto “SÍLICA”, e de como ele afeta a saúde do trabalhador em várias áreas de atuação e especificamente na área da construção civil. A Sílica é a principal causadora de uma doença respiratória denominada SILICOSE. Decorrente da exposição à sílica , através da inalação da poeira do cimento, areia, granito e várias outras. A SILICOSE é uma doença causada pelo acúmulo de poeira contendo sílica nos pulmões e a consequente reação dos tecidos pulmonares. Ela leva ao endurecimento dos pulmões, dificultando a respiração e podendo causar até a morte. Para identificar a Silicose, é necessário um acompanhamento médico através de exames clínicos, história de vida do trabalhador e principalmente exames radiográficos. Os principais sintomas são dificuldade respiratória ao se esforçar, cianose ,tosse; porém boa parte dos casos demoram em média 20 anos para serem realmente diagnosticados, é uma doença incurável e não tem tratamento. O risco de adquirir a doença depende basicamente de três fatores: concentração de poeira respirável, porcentagem de sílica na poeira e o tempo da exposição.
A partir de um monitoramento é possível minimizar esses riscos e até mesmo eliminá-lo. Para isso , deve ser realizada uma avaliação sistemática e repetitiva da exposição à poeira de sílica. É dever da empresa adotar medidas de controle, através de implementação de medidas de prevenção coletiva, que são: Umidificação do ambiente, ventilação, mudanças no lay out, substituição de matérias primas, isolamento de fontes, evitar limpeza com vassouras. Sempre acompanhado de treinamento coletivo periódico.
Quando as medidas de proteção coletiva não são viáveis, ou enquanto estão sendo implantadas, devem ser usadas medidas suplementares, ou seja, o uso de EPI ,ele precisa ser adequado ao risco e a atividade do trabalhador. É necessário também treinamento com os trabalhadores para a correta utilização ,