Significantes em " o homem dos ratos "
Ele tinha a necessidade do dinheiro para se casar, isso Fez com que ele quisesse ver o seu pai morto.
Gisela VS Prima Rica – Para evitar enfrentar o problema, ele ficou doente.
Se formasse em direito, o combinado seria que se casasse com a prima rica, mas ele não queria, foi por isso que levou 9 anos para poder se formar.
Queria agradar muito seu pai para que pudesse se casar com a moça, mas ao mesmo tempo ser descoberto desafiando o pai, se masturbando mentalmente como fazia quando criança.
Nessa época, certo dia, o pai foi até o quarto dele e o bateu por ter feito uma travessura qualquer. Ele tinha mordido alguém. No seu inconsciente, a surra estava ligada as suas travessuras sexuais.
Quanto a relação com o pai, era ambivalente, de amor e ódio. Reprimiu o ódio aos 6 anos, e esse ódio apareceu como culpa aparentemente sem motivo e uma neurose obsessiva.
A história do rato do capitão tornou-se ponto de referência, os ratos adquiriram uma série de significados.
Para poder se casar com a moça que amava, ele precisava arranjar dinheiro. Mas DINHEIRO é SUJEIRA, algo desprezível e ratos são a mesma coisa.
Quando era menino, via ratos sendo mortos por pauladas. A associação é a de que ele é o RATO quando criança.
A crueldade co capitão também lembrava inconscientemente as surras de sua infância.
A tortura do rato deveria ser aplicada ao seu pai, mas ele o amava, e para protege-lo fez o juramento PRECISO DEVOLVER O DINHEIRO AO TENENTE SE NÃO OS RATOS VÃO PEGAR O PAI DELE. Mas ele não podia cumprir essa promessa porque sabia que devia dinheiro a moça dos correios. Ainda assim, não pagou logo diretamente a moça porque ele estava interessado nessa moça e se ele imaginasse dormir com ela, estaria sendo infiel a dama que amava, mas desistir de Gisela,