significado de sintese
Na filosofia, a síntese é uma composição ou reunião das diversas partes de um todo em uma unidade: "unificação". Para Kant, consiste na união do que é dado empiricamente com a experiência objetiva. Para Hegel, é o assumir de entidades opostas (tese e antítese) numa unidade superior (dialética). A síntese filosófica é um processo que procede do simples para o composto, dos elementos para o todo, das causas para as consequências. Quando relacionada com a dialética, a síntese tem como objetivo defender uma tese ou ideia através da argumentação.
No contexto da didática tradicional, a síntese é o ato de abordar as principais ideias e pontos de conexão de uma determinada lição.
A formação de compostos químicos a partir dos seus elementos ou de compostos mais simples também é conhecida como síntese. As substâncias sintéticas são aquelas que se elaboram artificialmente, ou seja, sinteticamente. Neste caso, a síntese consiste numa operação através da qual se reúnem os corpos simples para formar os compostos, ou os compostos para formar outros de composição ainda mais complexa.
Síntese de texto
A síntese de um texto é um resumo do texto original, onde são apenas considerados os pontos principais abordados pelo autor.
Síntese proteica
A síntese proteica é um fenômeno que ocorre dentro das células, e que consiste na formação de proteínas através da junção de aminoácidos. A síntese proteica é composta por três fases: transcrição, ativação de aminoácidos e tradução. Para que ocorra a síntese proteica, são precisos 3 RNAs: mRNA (RNA mensageiro), rRNA (RNA ribossômico), tRNA (RNA transportada.