Significado da infancia
“Quando falamos de infância de, que infância estamos falando? A infância é algo que esta em permanente construção. Refiro-me a própria concepção de infância que esta em permanente construção.”
Miguel Gonzalez Arroyo
Existem varias infâncias, pois cada uma depende do contexto sociocultural no qual a criança esta inserida. Antigamente a criança era considerada um ser á margem da sociedade, sem sentimentos e desprovido de direitos. Hoje vemos a criança como um ser de diretos culturais e sociais.
História da educação
Com um grande número de crianças sendo abandonadas na roda dos expostos, surge a necessidade de se pensar em como cuidar destas crianças. Vêm então às creches, asilos e internatos com uma visão assistencialista destinadas somente ao cuidado sem nenhum preparo. Neste período morria muitas crianças por maus cuidados.
Surgem algumas instituições destinadas a cuidar destas crianças. O grande crescimento da educação infantil se da na década de 70 e 80 quando as mulheres buscam o direito de começar a trabalhar e necessitam de um lugar para deixar seus filhos.
Finalmente em 1996 com a LDB a educação infantil passa a ser integrada ao sistema de ensino sendo reconhecida como etapa para a educação infantil
Origem das instituições de educação infantil. Em 1899 foram criadas as Creches que eram na sua grande maioria destinadas a atende as filhas das operárias próximas das fábricas. Era de responsabilidade filantrópica, religiosa ou das empresas.
Os Jardins da infância foi criado em1875 para atender crianças da elite entre 3 e 6 anos
Os Parques infantis criado em 1935 era destinadas para crianças até os 12 anos. Em 1960 passa para a educação e dão origem a EMEI (pré escola).
A diferença entre cada instituição estava na destinação social de cada uma, ou seja, para criança pobre uma proposta pedagógica pobre.
Creche que temos e creche que queremos
Nossas crianças têm direito à brincadeira, à atenção individual,