Sigmund freud e henri wallon e suas contribuições para a educação
SIGMUND Freud
A partir do século XVII com a revolução metodológica iniciada por Galileu Galilei ocorreu a total autonomia da ciência e o seu desligamento da Filosofia.Foram surgindo as ciências particulares , como Física , Sociologia , Biologia, Psicologia , etc . Essas ciências delimitaram um campo especifico de pesquisa e fizeram surgir a partir daí as teorias cientificas influenciadas pelas condições da vida social nos seus aspectos econômicos , políticos e culturais . São produções históricas criados por homens concretos como Sigmund Freud , Charles Darwin , Karl Marx, Jean Piaget, Lev Vygotsky dentre outros .
Sigmund Freud (1856- 1939) revolucionou o século XIX e XX ao criar a Psicanálise e toda a sua teoria . Porém, antes de falar de Freud e sua contribuição a Educação farei uma rápida exposição de sua vida e obra . Freud foi um belíssimo medico vienense que alterou radicalmente o modo de pensar a vida pisquica. Ele ousou colocar os “ processos misteriosos “ do psiquismo , isto é , os sonhos , os esquecimentos , a própria interioridade do homem e o seu eu como um problema cientifico . A investigação sistemática desses problemas levou Freud a criação da Psicanálise .
O termo Psicanálise é usado para se referir a uma teoria , a um método de investigação e a uma pratica profissional . Freud formulou a sua teoria através de um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica . Publicou varios livros durante toda a sua vida e grande parte da sua produção foi baseada em experiências pessoais transcritas em varias obras , como A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS , A PSICOLOGIA DA VIDA COTIDIANA , dentre outras .
O livro a interpretação dos sonhos foi publicado em 1900 e Freud apresentou ao mundo a primeira concepção sobre a estrutura e