SIG - Sistemas de Informações Gerenciais
RESUMO
Os sistemas de informações podem auxiliar as empresas a sanarem um grande problema dos dias de hoje: a necessidade de informações internas e externas em um curto espaço de tempo. Essa necessidade surge pelo fato das rápidas mudanças ocorrerem no mercado.
INTRODUÇÃO
Com os avanços tecnológicos, a competitividade entre as empresas está cada vez maior. O mercado vem exigindo das mesmas maior rapidez, flexibilidade e qualidade nos serviços disponibilizados. E para que essas exigências sejam satisfeitas, é preciso uma significativa melhora na disponibilização das informações nas empresas, bem como uma agilidade na obtenção das mesmas e na interação com o ambiente. Desta forma, o mercado tecnológico vem crescendo rapidamente, visto as suas características e a possibilidade das empresas reduzirem custos e superarem suas metas, vencendo assim a concorrência cada vez mais crescente em todos os segmentos.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES: TIPOS E ÊNFASES NA ATUAÇÃO
Os sistemas de informações computadorizados são o produto da integração de pessoas, tecnologia e organização, incluindo problemas oriundos do ambiente externo.
Os tipos de sistemas são:
Sistema de Processamento de Transações (TPS ou SIT) - foco nas transações;
Sistema de Informação Gerencial (MIS ou SIG) - foco em informações associadas aos subsistemas funcionais;
Sistema de Automação de Escritório (OAS ou SAE) - foco no processamento de informações no escritório;
Sistema de Apoio à Decisão (DSS ou SAD) - foco no suporte às decisões através de simulações com a utilização de modelos;
Sistema Especialista (ES ou SE) - foco no acúmulo de conhecimento visando substituir o julgamento humano;
Sistema de Informação para Executivos (EIS ou SIE) - foco na visão da organização como um todo, através de fatores críticos de sucesso;
Sistema de Gestão Empresarial