Sidnei
São instrumentos, construídos por uma ou
mais bobinas que se
movimentam sob ação de um campo magnético de um imã permanentemente quando são
percorridas
por
uma
corrente.Tem
elevado
grau
de
aperfeiçoamento técnico .
Por se tratar de um sistema simples que permite elevada sensibilidade e considerável robustez mecânica se tornou indispensável em numerosas aplicações. Foi aperfeiçoado pelo físico D´Arsonval, e por esta razão é também conhecido como sistema de Arsonval.
fig 1 : Aparelho bobina móvel
Sensibilidade: é a característica de um instrumento de medição que exprime a relação entre o valor da grandeza medida e o deslocamento da indicação.
Partes principais
• Imã permanente de peças polares cilíndricas, fornecendo no entreferro uma indução magnética de cerca de 0,125 Wb/m2;
• Núcleo cilíndrico de ferro doce , com a finalidade de tornar radiais as linhas de fluxo magnético.
• Quadro retangular de metal condutor , em geral feito de alumínio, com a finalidade de servir de suporte à bobina e produzir amortecimento por corrente de Foucault (corrente parasita).
• Bobina de fio de cobre , enrolada sobre o quadro de alumínio, por onde circulará a
corrente
Desenho : Partes do bobina móvel
Funcionamento
a
medir.
O ponteiro é preso a este eixo, e um ímã permanente é colocado próximo ao eletroíma, fixo à carcaça. Quando a corrente elétrica é estabelecida no fio que forma o eletroímã, este criará na região um outro campo magnético, havendo uma superposição desse campo com o criado pelo ímã na região. A força magnética de interação entre o ímã permanente e o eletroímã moverá este último por estar fixado ao eixo móvel, deslocando consigo o ponteiro. Como a intensidade da força magnética depende da corrente elétrica, o ponteiro gira mais quanto maior for a corrente. Ao girar, o eletroímã comprime uma mola de formato espiral; assim, o ponteiro estabiliza-se quando as forças magnética e elástica se equilibram.
Escalas
O instrumento de bobina