Resumo do capítulo 3 do livro metodologia de pesquisa para ciência da computação de raul sidnei wazlawick.
Aluno: Eric Teixeira Araujo
Disciplina: Metodologia Científica
A preparação deve ser feita antes de se começar a escrever sobre a pesquisa, para isso é necessário que o aluno faça uma pesquisa que produza algo novo antes de escrever sobre o que encontrou. O segredo do sucesso de um trabalho de pesquisa está em ter um bom objetivo. Uma vez definido o objetivo, tudo o mais gira em torno dele, porém essa é, freqüentemente, a parte mais trabalhosa da dissertação. Normalmente o objetivo comporta a hipótese e é necessário que ele diga aquilo que está sendo proposto é melhor do que alguma outra coisa ou resolve um problema que antes não podia ser resolvido.
É de extrema importância que um trabalho de pesquisa se relacione com os conhecimentos recentes, com o estado da arte da área em que está inserido o trabalho. Conhecer o estado da arte torna o aluno apto a pensar em um objetivo de pesquisa relevante, assim o caminho lógico consiste em definir um tema, depois realizar a revisão bibliográfica e, assim, definir o objetivo de pesquisa, porém, em alguns poucos casos a revisão é feita após a definição do objetivo.
O tema da pesquisa depende, freqüentemente, do interesse do aluno e do orientador, recomenda-se que o tema de pesquisa seja compatível com os conhecimentos do orientador, e que o aluno passe da graduação ao mestrado e do mestrado ao doutorado trabalhando em torno do mesmo temo, buscando objetivos distintos. Dessa forma a etapa de revisão terminará mais rapidamente ao passar de um estágio para outro em sua formação. É importante que o tema esteja relacionado com a perspectiva profissional do aluno.
A revisão bibliográfica não produz conhecimento novo, mas supre as deficiências de conhecimento que o pesquisador tem em uma determinada área. Então, deve ser muito bem planejada e conduzida. É necessário apresentar algo semelhante ao trabalho que