Sicko
Mas como aqui, as seguradoras tentam te enrolar de toda forma possível. Negam exames, atendimento, remédios e cirurgias. Qualquer coisa que economize dinheiro e maximize os lucros da empresa, mesmo que isso as vezes possa significar descaso com a saúdo dos clientes.
E porque um filme sobre um problema tão doméstico aos EUA pode ser interessante?
Primeiro porque é um filme sobre os EUA mas também sobre vários outros países, depois porque ele pode levar as discussões mais amplas sobre o sistema de saúde. E também porque é o jeito do Moore de fazer documentários misturando comédia e informação.
No filme é feita uma comparação com o sistema de saúde do Canada, Inglaterra, França e Cuba. Buscando informações na Wikipédia, eu fiz um apanhado rápido do sistema de saúde de
Canadá
Há um sistema público de saúde pago, Medicare, que é patrocinado pelo governo. Os serviços básicos são feitos por médicos privados, que tem as despesas negociadas e pagas pelo governo.
Reino Unido
Também há um sistema público de saúdo feito por médicos empregados ou por outros profissionais que tem suas despesas pagas pelo governo. Qualquer remédio tem o mesmo preço e dependendo da sua idade você nem paga.
França
Também há médicos e hospitais tanto público quanto privados e a maioria dos custos é pago pelo governo. Você pode assinar um plano de saúde privado, que geralmente é oferecido por organizações sem fins lucrativos ou cooperativas (devia ser assim em todos os seguros de saúde).
Cuba
Grande parte do produto interno bruto vai para a saúde e há um sistema de saúde público. Para pacientes estrangeiros há um sistema de pagamento por um preço muito baixo. Os remédios são pagos por fora.