ciências políticas.
Ciência Política
Sumário:
1. Democracia: direta e indireta.
2. Democracia semi-direta.
3. Tirania.
4. Ditadura.
1.DemocraciaFoi na época da Revolução Francesa que se desenvolveu de fato a ideia de representação. Desde então, muito se polemizou sobre o tema que até hoje continua tendo acirradas controvérsias.
“Os que governam o estado devem conquistar a confiança popular e conservá-la. Em última análise, é o povo quem decide por quem e segundo quais critérios deve ser governado o estado”. NOGUEIRA, Ataliba.lições.op.cit,p.105:
“A democracia direita, cujo ideal supremo encontramos na Atenas de Clístenes e Péricles e nos escritos de Rousseau, é a forma de governo em que os governados, sem qualquer intermediação, deliberam acerca dos problemas do estado”SALVETTI NETTO,Pedro.curso.op.cil.p.92
1.1.Democracia direta: O principal defensor da democracia direta foi Rousseau , que acreditava ser esse o modelo ideal, pois o povo nele exerce a sua vontade integralmente. Rousseau sempre se mostrou avesso ao sistema e representação política, pois os representantes eleitos, a qualquer momento poderiam desvirtuar a vontade popular e seguir seus próprios interesses. Nessa linha de raciocínio a democracia direta é a única capaz de cumprir o seu propósito, que é o de fazer prevalecer a vontade do povo.
Esse tipo de democracia se tornou inviável nos dia de hoje devido a grande extensão territorial e do excesso de população nos estados modernos.
1.2Democracia indireta: Expressão da vontade do povo por meio de eleição de representante, o povo não pode exercê-la diretamente. A força do estado encontra-se aqui na vontade popular. A mobilização da vontade popular feita com respeito aos direitos individuais.
2.Democracia semi-direta: Sistema de governo em que há representações políticas, onde o povo pode intervir em alguns casos. O povo exerce intervenção através do veto popular.
Em suma, a democracia semi-direta é uma forma de democracia