sibutramina
A SIBUTRAMINA Acadêmica: Luciana Araújo dos Santos 1
RESUMO
O presente artigo tem como tema principal “O inibidor de apetite usado no combate à obesidade: a Sibutramina”. Visa analisar a polêmica envolvendo o uso da sibutramina, um moderador de apetite e anti-depressivo de última geração, que pode ser encontrado nas farmácias com os nomes comerciais de Sibutral, Reductil ou Meridia. Nesse sentido, a partir de um estudo bibliográfico, busca, ainda, responder a problemática "afinal de contas, a sibutramina é inocente ou culpada?". Vários teóricos subsidiaram, como: RUCKER et al., (2007); COUTINHO; PINTO ME e HELARD AM. (2010); dentre tantos outros que foram imprescindíveis; bem como sites da internet, artigos de revistas especializadas.
PALAVRAS-CHAVE: Obesidade; Medicamento; Sibutramina.
INTRODUÇÃO
O presente artigo que tem como tema “O inibidor de apetite usado no combate à obesidade: a Sibutramina” retrata da sibutramina, a droga com mais estudos realizados até hoje e também uma das mais prescritas, com bons resultados e um pérfil favorável de efeitos colaterais.
No ano de 2011, a sibutramina se tornou a única droga usada para emagrecer que atua sobre o sistema nervoso. De acordo com os autores Rucker et al., (2007) as drogas sibutramina e orlistate, são as mais utilizadas, geram uma perda de peso subtraída do placebo em média de 3-5 kg.
Para a metodologia utilizada neste artigo, optou-se pela pesquisa bibliográfica, dentre os teóricos usados estão RUCKER et al., (2007); COUTINHO; PINTO ME e HELARD AM. (2010); bem como sites da internet, artigos de revistas especializadas.
O INIBIDOR DE APETITE USADO NO COMBATE À OBESIDADE: A SIBUTRAMINA
A sibutramina ou Cloridrato de sibutramina é um remédio para emagrecer, administrado oralmente para o tratamento da obesidade. É muito comum, às vezes ser chamada erradamente de: subtramina, subitramina, cibutramina, sibrutamina, sibutamina,