Shitake
O cogumelo shiitake apesar de ser conhecido há aproximadamente 1.000 anos na China, foi introduzido no Brasil há poucos anos (aproximadamente 20 anos), e neste período relativamente curto, ele ocupa a segunda colocação entre os cogumelos comestíveis mais produzidos e consumidos no Brasil, ficando atrás apenas do champignon. O mesmo fato ocorre com a produção mundial de cogumelos, onde o shiitake ocupa a segunda colocação em termos de produção e consumo.
Lentinula edodes (cogumelo "shiitake") é um fungo basidiomiceto que apresenta propriedades nutricionais, medicinais e antibióticas. O alimento é rico em letinana, que é capaz de estimular a produção de células de defesa, colaborando com o aumento da imunidade. Estimular o sistema imunológico está entre os principais benefícios dos cogumelo shiitake. O lentinana seria capaz de estimular o funcionamento dos macrófagos e linfócitos T e aumentam a produção de interleucina, substância que combate tumores.
Resultados positivos foram verificados com a utilização de L. edodes no combate a patógenos humanos, e também na ativação do sistema imunológico e na melhora de problemas de saúde como o colesterol, a asma e a úlcera. Entre as substâncias caracterizadas, destaca-se a lentinana, uma â-glucana isolada do basidiocarpo por extração aquosa, possui a capacidade de recuperar ou aumentar a resposta das células hospedeiras a substâncias biologicamente ativas, por estimular a maturação, diferenciação ou proliferação de células envolvidas nos mecanismos de defesa, aumentando a resistência do hospedeiro contra vários tipos de câncer e doenças infecciosas.
Bibliografia:
BENEFICIOS DO COGUMELO SHIITAKE. Cogumelos Yama - Makem ® 2012. em < http://cogumelosyama.com/beneficios.html > Acesso em 08 mai. 2014.
PICCININ, Everaldo; DI PIERO, Robson Marcelo and PASCHOLATI, Sérgio Florentino. Cogumelo "shiitake" (Lentinula edodes) reduz o crescimento de fitopatógenos e a severidade de manchas foliares em