shiiii
Engenharia de Software Il
Gerencia de Requisitos
11 de março de 2014
Introdução Este trabalho apresenta as definições e as principais atividades que envolvem a gestão de requisitos, contemplando a importância da rastreabilidade.
Capítulo I – O que é Gerência de Requisitos? Gerenciamento de Requisitos é uma atividade imprescindível ao processo de desenvolvimento de software. Requisitos constituem a base para a definição da arquitetura do sistema, para a implementação propriamente dita, para geração dos casos de testes e para validação do sistema junto ao usuário. Gerenciamento de requisitos está relacionado ao processo de controlar todo o processo de desenvolvimento tendo como referência a baseline de requisitos. Este processo visa manter planos, artefatos e atividades de desenvolvimento consistentes com o conjunto de requisitos definidos para o software.
Capítulo II – O que são Requisitos? Segundo Dorfman e Thayer um requisito é definido como [Dorfman90]:
Uma capacidade de software que o usuário necessita de modo a resolver um problema ou alcançar um objetivo;
Uma capacidade de software que deve ser disponibilizada por um sistema ou componente de sistema de modo a satisfazer um contrato, padrão, especificação ou outra formalidade imposta. Segundo Sommerville, requisitos são definidos nas fases iniciais de um projeto e servem como especificação do que deve ser implementado. São descrições de como o sistema deve se comportar, de uma propriedade ou atributo do sistema. Um requisito pode descrever:
Uma facilidade encontrada no nível do usuário
Uma propriedade geral do sistema
Uma restrição do sistema
Uma restrição ao desenvolvimento do sistema
Capítulo III – Principais atividades da Gestão de Requisitos Durante o processo de desenvolvimento e operação de um sistema de software é natural o surgimento de novos requisitos e a necessidade de mudanças nos requisitos