sharp
A Sharp no mundo
A história de pioneirismo e inovação da Sharp começa em 1912, no Japão. Foi quando o fundador da empresa, Tokuji Hayakawa, inventou a lapiseira, chamada de “Ever-Sharp” (“sempre afiado” ou “apontado”, uma referência ao “lápis” que não precisava nunca de apontador). O sucesso foi enorme e o produto acabou batizando a própria companhia.
Logo vieram os primeiros rádios e televisores fabricados naquele país e uma série de outras novidades tecnológicas que, desde então, criam novos estilos de vida, tornam nossa vida mais fácil e melhoram a sociedade. Atualmente, o carro-chefe da Sharp é a tecnologia de ponta LCD, usada em televisores e displays de inúmeros produtos.
A Sharp está no coração e na memória dos brasileiros, sempre tornando o dia-a-dia mais fácil e interessante e criando novos estilos de vida e entretenimento. No país, ela é atualmente distribuída pela MBK – Distribuidora de Produtos Eletrônicos – MPE, empresa do tradicional grupo japonês Mitsui.
A Sharp no Brasil
A Sharp, um dos maiores conglomerados do Japão, tem com o Brasil um histórico de amor e ódio. Por mais de 30 anos, TVs, aparelhos de som e eletroeletrônicos da marca eram vendidos no país graças a um acordo com o grupo Machline. Os japoneses chegaram à liderança em TVs no início dos anos 90. Oito anos depois da morte de Matias Machline, que liderou uma das maiores empresas do país, o grupo foi à falência. Os produtos Sharp praticamente desapareceram. Desde o pedido de concordata dos Machline, em 2000, os japoneses vinham brigando na Justiça para reaver o controle da marca no Brasil. “Agora, a marca Sharp foi excluída da massa falida”, disse Fuller a EXAME. “Como não resta dúvida de que a marca sempre nos pertenceu, agora podemos voltar.”……e assim a fênix renasceu das cinzas.
Criatividade e inovação
São apenas algumas das características comuns a uma vasta linha de copiadoras, multifuncionais, calculadoras, televisores de tubo e LCD, Blu-Ray, fornos de