C#sharp
Victor Eliakim Lobo Borges
Linguagem de Programação
C#(Csharp)
Jordano Mazzoni
Aracaju 20 de Dezembro 2011
• Conceito: O C# (pronuncia-se “C Sharp”) é uma nova linguagem criada pela Microsoft em conjunto com a arquitetura .NET.* Foi criada praticamente do zero para funcionar na nova plataforma, sem preocupações de compatibilidade com código de legado.
• Objetivo: Principalmente, C# é projetado para trazer desenvolvimento rápido para o programador C++ sem sacrificar o poder e o controle que têm sido a característica fundamental do C e C++.
• Recursos: A linguagem suporta ponteiros através da palavra reservada unsafe (código não-seguro), que é obrigatório. Seu uso não é aconselhável, e blocos de códigos que o usam geralmente requisitam permissões mais altas de segurança para poderem ser executados.
• Orientação a objetos: O CSharp obedece a todos os requisitos de uma linguagem orientada a objetos típica.Recursos como herança, polimorfismo, obstrução e programação genérica são contempladas na sua totalidade.Também se apresenta como uma alternativa “leve” e de alto desempenho para o desenvolvimento orientado a objetos, pois é diferente de outras linguagens onde tudo são objetos.
Arquitetura de plataforma .NET Framework
O diagrama a seguir ilustra os relacionamentos entre o tempo de compilação e o tempo de execução dos arquivos.
Quando o programa C# é executado, o aseembly é carregado para o CLR, que pode tomar várias ações com base nas informações do manifesto. Em seguida, se os requisitos de segurança forem atendidos, o CLR executa a compilação
Just-In-Time (JIT) para converter o código IL em instruções nativas da máquina. O CLR também oferece outros serviços relacionados à coleta de lixo automática, tratamento de exceções e gerenciamento de recursos.
Software Relacionado
Algoritmo Básico Código C# (Csharp)
Conclusão
Apesar de C# ser freqüentemente tido como