shaka zulu
Introdução:
O presente trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa. O mesmo foi elaborado tendo em conta a leitura do livro “Lueji” de Pepetela. Acabei por escolher falar sobre o rei africano (Shaka Zulo), uma vez que no livro existe uma clara referência a Reis e Rainhas africanos. Escolhi Shaka Zulo porque do meu ponto de vista,teve um papel bastante relevante na história Sul-Africana que em poucos anos transformou um povo de pacíficos pastores numa formidável potência militar e conquistou um Império colossal.
Desenvolvimento:
Quem foi Shaka Zulu
Shaka Zulu, nasceu em 1773 e foi morto a 22 de Setembro de 1828. Foi um líder africano, chefe da tribo zulu e um estratega militar, que expandiu a nação zulu constituindo batalhões selvaticamente disciplinados e treinados para batalhas de aniquilação total. Durante muito tempo ensombrou os desígnios (as intenções)coloniais britânicos. Porém, terminou a sua vida como um ditador insano.
Quem são os Zulus
Os zulus são um povo do sul da África que viveram em territórios correspondentes à África do Sul, Lesoto, Suazilândia, Zimbabué e Moçambique. Embora hoje tenham expansão e poder político restritos, os zulus foram, no passado, uma nação guerreira que resistiu à invasão imperialista britânica e bôere no século XIX.
Origens e Infância
Filho órfão e ilegítimo de Senzagakone , (chefe de um clã zulu bastante forte -nguni), e de Nandi (terceira mulher de Senzanga Khone). Ele e a mãe foram banidos da sua aldeia, e forçados a viver no exílio entre os Mtetwa. Foi incorporado num dos grupos por idades do exército de Dingiswayo onde passou a comandar um regimento do exército.
Morte do pai
Em 1816 morre o pai de Shaka e este decide tentar tomar à força o trono Zulu, removendo o irmão destinado pelo pai à sucessão.
Em 1818 trava-se uma grande batalha entre Dingiswayo e Zwide na qual o chefe Mthethwa foi morto. Shaka imediatamente toma conta do poder e inicia uma série de reformas