Negreos

2036 palavras 9 páginas
Para darmos introdução ao tema iremos falar sobre o abolicionismo
O abolicionismo foi um movimento político que visou à abolição da escravatura e do comércio de escravos. Desenvolveu-se durante o iluminismo do século XVIII e tornou-se uma das formas mais representativas de ativismo político do século XIX até a atualidade. Teve, como antecedentes, o apoio de alguns papas católicos.
Até hoje, as repercussões emotivas do termo "abolicionismo" suscitam inconvenientes usos analógicos do termo, especialmente entre retóricas maniqueístas de grupos de pressão, partidos políticos ou grandes debatedores públicos
Sojourner Truth
Sojourner Truth nascida Isabella Baumfree por volta de 1797 em Swartekill, Nova Iorque, na condição de escrava, foi uma empregada doméstica e palestrante estadunidense.
Sojourner fugiu para o Canadá em 1827, levando com ela o seu filho mais novo. Em 1829 regressou a Nova Iorque, após a abolição da escravatura nesse estado. Durante mais de uma década trabalhou como empregada doméstica. Nesse período de tempo juntou-se a Elijah Pierson, dando sermões evangélicos nas ruas.
Mais tarde tornou-se uma oradora famosa na defesa do abolicionismo e dos direitos das mulheres, sendo particularmente lembrada pelo célebre discurso Ain't I a Woman?.
Em 1841 mudou-se para Northampton, no Massachusetts, juntando-se a uma comunidade utópica (a Northampton Association of Education and Industry). Quando a comunidade encerrou, ela permaneceu em Florence, no Massachusetts, onde trabalhou com Olive Gilbert na produção da auto-biografia Narrative of Sojourner Truth: A Northern Slave.
Em 1857 Truth mudou-se para o Michigan e aí continuou a defender os seus ideais. Depois da Proclamação de Emancipação ela mudou-se para Washington DC, onde conheceu o presidente Abraham Lincoln.
Em 1867 voltou para o Michigan e morreu na sua casa em Battle Creek (no dia 26 de novembro de 1883). Em 1983 ela passou a ser representada no Michigan Women's Hall of Fame.
(falar um pouco sobre a

Relacionados

  • Cotas raciais em universidades
    1621 palavras | 7 páginas