Sexualidade - Orientações
Thiago Sandes1
APRESENTAÇÃO
O presente projeto propõe estimular a autonomia e responsabilidade dos jovens com no que se refere à sexualidade. Tendo em vista a necessidade de conscientização dos jovens e adolescentes, pretende-se, refletir sobre questões como a gravidez na adolescência, as doenças sexualmente transmissíveis, mudanças no corpo e na mente do adolescente, métodos anticoncepcionais, higiene e auto cuidado, relacionamentos do adolescente perante a sociedade. Desta forma, procuraremos interagir com os adolescentes, para que eles construam uma imagem positiva desta fase da vida e para que possam aprender a se prevenir de forma consciente.
JUSTIFICATIVA
Estamos vivendo em uma época de constantes transformações, e na vida dos jovens não é diferente, principalmente quando o tema em questão é sexualidade. Na contemporaneidade, a vida sexual dos jovens está começando cada vez mais cedo. A sexualidade, nos remete logo o pensamento do ato sexual, porém, a realidade é que esse tema percorre muito além desses aspectos físicos e biológicos. Retrata a identidade sexual bem como, a saúde sexual, a descoberta do seu próprio corpo e do corpo do outro, as alterações físicas e psicológicas, como tantos outros aspectos.
A orientação sexual se faz necessária nas escolas, pois é nesse ambiente de estudo que aparecem as principais mudanças nas relações afetivas entre as crianças e jovens, e que obtenham orientações corretas e coerentes com a sua faixa etária. É preciso abordar o tema de maneira sutil, sem mitos ou preconceitos com diálogos abertos e claros.
O livro de orientação sexual do PCN, afirma que:
[...] “sabe-se que os pais reivindicam a orientação a orientação sexual nas escolas, pois reconhecem não só a sua importância para crianças e jovens, como também a dificuldade de falar abertamente sobre esse assunto em casa” (pág. 6).
Nesse sentido, é importante ressaltar que a escola também tem o papel de promover a educação