sexualidade da pessoa com síndrome de down
RESUMO
O referido artigo aborda o assunto da sexualidade de pessoas com Síndrome de Down (SD). O objetivo do artigo foi analisar as percepções que pais e profissionais que lidam com essas pessoas têm sobre o assunto, bem como a própria perspectiva que a pessoa com SD tem sobre o assunto sexualidade. A pesquisa foi realizada através de questionários, aplicada em 12 grupos focais, com pais, profissionais e pessoas com SD, totalizando 461 participantes.
Os autores afirmam que houve maior predominância de mulheres entre o grupo de pais e profissionais que responderam o questionário. Com relação ao grau de instrução entre os dois grupos prevaleceram níveis iguais ou superiores ao nível médio, sendo que entre os profissionais, muitos possuíam pós-graduação, mestrado e até doutorado.
Na pesquisa buscou-se saber dos pais, profissionais e das pessoas com SD:
Opinião sobre a sexualidade de pessoas com síndrome de Down.
Opinião sobre o casamento para pessoas com síndrome de Down.
Opinião de pais e profissionais sobre a viabilidade de filhos para pessoas com SD.
Capacidade de pais e profissionais em lidar com temas de sexualidade com pessoas com SD.
Desejo de pais e profissionais para receber informações sobre questões de sexualidade.
Com relação aos assuntos abordados na pesquisa, os autores constatam que ainda é um tabu para muitos e que o interesse pelo assunto é maior para as pessoas com SD do que os pais imaginam. Os autores concluem que há a necessidade de um trabalho efetivo para a capacitação de pais e profissionais para ajudá-los adequadamente na orientação da pessoa com SD, englobando não só a educação sexual, mas o seu desenvolvimento global.
PONTOS MAIS RELEVANTES DO ARTIGO
Citaremos aqui, os pontos mais relevantes do artigo, centralizando nos assuntos abordados na pesquisa. Notamos diferenças significativas entre as respostas de pais e profissionais em todos os assuntos abordados, como