sexta feira 13
FANTASMA FANTASMA NA CRENÇA POPULAR É A ALMA OU ESPÍRITO DE UMA PESSOA OU ANIMAL FALECIDO QUE PODE APARECER PARA OS VIVOS DE MANEIRA VISÍVEL OU ATRAVÉS DE OUTRAS FORMAS DE MANIFESTAÇÃO. OS FANTASMAS GERALMENTE SÂO DESCRITOS COMO ESSÊNCIAS SOLITÁRIAS QUE ASSOMBRAM UM LOCAL, OBJETO OU PESSOA. OS LOCAIS ONDE OS FANTASMAS APARECEM SÃO CONSIDERADOS ASSOMBRADOS E UM EXEMPLO DE FANTASMA QUE DIZEM APARECER PARA AS PESSOAS É A LOIRA DO BANHEIRO.
BICHO PAPÃO O BICHO PAPÃO É UMA FIGURA FICTÍCIA MUNDIALMENTE CONHECIDA. É UMA DAS MANEIRAS MAIS TRADICIONAIS QUE OS PAIS OU RESPONSÁVEIS UTILIZAM PARA COLOCAR MEDO EM UMA CRIANÇA EM CASO DE DESOBEDIÊNCIA. SEGUNDO A TRADIÇÃO, O BICHO PAPÃO SE ESCONDE NO QUARTO DAS CRIANÇAS MAL EDUCADAS E QUE NÃO OUVEM OS CONSELHOS DOS PAIS, EM ARMÁRIOS, DENTRO DE GAVETAS E DEBAIXO DA CAMA PARA QUANDO TODOS ESTIVEREM DORMINDO, ASSUSTÁ-LAS NO MEIO DA NOITE. QUANDO UMA CRIANÇA FAZ ALGO ERRADO ELA DEVE PEDIR DESCULPAS PARA NÃO RECEBER A VISITA DO BICHO PAPÃO NO MEIO DA NOITE.
ESQUELETO DIZ A LENDA QUE ANTIGAMENTE, MUITO ANTIGAMENTE, AS PESSOAS QUE POSSUÍAM MUITOS BENS COSTUMAVAM ENTERRAR TESOUROS DENTRO DE BAÚS OU PANELAS DE FERRO, PARA PROTEGÊ-LOS DE POSSÍVEIS LADRÕES. ESSES TESOUROS FICAVAM ENTERRADOS POR MUITO TEMPO E ACONTECIA DE OS DONOS MORREREM SEM REVELAR OS LOCAIS ONDE OS HAVIAM ESCONDIDO. AS ALMAS DESSAS PESSOAS NÃO DESCANSAVAM E ENTÃO OS SEUS ESQUELETOS APARECIAM NO MEIO DA NOITE PARA INDICAR AOS SEUS FAMILIARES ONDE ESTAVAM ESCONDIDOS OS TESOUROS E ASSIM PODEREM PARTIR PARA O MUNDO DOS MORTOS