Sexologia
O tratamento sexológico é todo processo realizado por um médico ou psicoterápico que é especialista e tem como objetivo a correção dos distúrbios sexuais para propiciar adequação sexual. Pronto para esclarecer problemas orgânicos, emocionais, psíquicos relativos a tais causas e sintoma trazido pelo paciente. Temos que sempre ter a consideração de que mesmo que a disfunção tenha um caráter especificadamente orgânico, não diz que o emocional não esteja afetado. Tendo isto em vista, uma terapia sexual também se faz necessária, paralelamente ao acompanhamento médico, assim teremos como ajudar a recuperação da auto-estima do paciente.
Na terapia sexual o psicólogo tem um papel extremamente diferente do médico. O psicólogo especialista em sexualidade humana está encarregado do tratamento das disfunções em que a causa não seja física, já o médico irá tratar o que está no físico somente.
As disfunções, ou uma parte delas, são manifestadas por simples razões relacionadas ao dia-a-dia, seja ele o estresse ou á ansiedade. Pois estão ligadas ao psicológico e a forma de viver, pois tem causas imediatas e razões que passam despercebidas pelos pacientes, e nem sempre são de fácil tratamento. Outros sintomas de causas orgânica, que também podem modificar a resposta sexual e interferir na vida cotidiana. Nos casos de sintomas orgânicos somente o médico poderá ajudar o paciente através de exames físicos e complementares que confirmem ou esclareçam as representações de influências culturais e emocionais (antigamente era taxadas como doença).
Dentro do consultório de psicologia, temos o objetivo de combater a ansiedade existente, desmentindo crenças falsas, e trabalhando os aspectos que impedem o funcionamento corporal completo. No tratamento a psicoterapia pode estar baseada em uma terapia individual, terapia de casal e ou um conjunto dos dois processos.
O tratamento tem início com uma entrevista individual, e ás vezes outra seguida com o casal (quando for uma