Setorização
r e v a n d o l C a r
A
a o i t u s q a P aró
P
Papa Francisco
A Alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele e são libertos do pecado,tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo a alegria renasce sem cessar.(EG. 1)
O Concilio Vaticano II propõe diálogo na relação da
Igreja com a sociedade. Assim a Igreja é chamada a reconhecer os “sinais do tempos”, pois a história é rica em sinais da presença de Deus.(doc 100,9)
Trata-se de discernir “os acontecimentos, nas exigências e nas aspirações de nossos tempos”(....), quais sejam os sinais verdadeiros da presença ou dos desígnios de Deus”.(doc 100,10).
Trata-se, na verdade de um autêntico discernimento evangélico. “É o olhar do discípulo missionário que se nutre da luz e da força do Espírito Santo”(EG,50)
Individualista
Não ouvir a voz de
Deus
Comodismo
Egoísmo
Individualista
A valorização do sujeito na modernidade, cresce a responsabilidade de cada pessoa de
“construir sua personalidade e plasmar(formar) sua identidade social”.Essa postura, por outro lado, pode fortalecer a subjetividade individual, enfraquecer os vínculos comunitários e transformar a noção de tempo e espaço.(doc 100, 12).Difunde-se a noção de que a pessoa livre e autônoma precisa se libertar da família, da religião e da sociedade.
(13)
Comodismo
Nas grandes cidades, mesmo nas comunidades paroquiais, existe anonimato e solidão. Muitos procuram a Igreja apenas para atender ás suas demandas ou necessidades religiosas. Não buscam viver a comunhão, nem querem participar de um grupo de cristão.(doc
100, 18)
Egoismo
Por isso cresce a indiferença pelo outro e aumenta a dificuldade de planejar o futuro.O que conta, para muitas pessoas, é viver o aqui e o agora.(doc 100,14)
Na afirmação das liberdades individuais o mercado ganha força e a pessoa existe enquanto consome. Dos luxuosos shoppings centers aos camelódromos das