SETOR SUPERMECADISTA

1528 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO

WLISSES TIBÚRCIO DE MORAIS

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Barbalha Ceará
2014

WLISSES TIBÚRCIO DE MORAIS

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Trabalho referente ao curso Bacharelado em administração, apresentado à Universidade Norte do Paraná- UNOPAR, como requisito parcial para obtenção de media bimestral na disciplina de Microeconomia e Macroeconomia, Métodos quantitativos e Ética, Politica e Sociedade.

Professor Orientador:

Barbalha Ceará
2014

1 INTRODUÇÃO

O setor supermercadista Brasileiro vem acompanhando as tendências de globalização como um padrão de crescimento econômico, ajustando-se as necessidades da concorrência. A expansão na concentração de mercado evidencio-se logo após a implantação do plano real, em meados da década de noventa, quando houve um maior fluxo de redes supermercadistas estrangeira no país, aumentando as necessidades de investimentos neste setor e causando grandes mudanças em praticamente todos os países do mundo (AGUIAR E SILVA, 2002).
O setor varejista foi um dos setores da economia brasileira mais afetado pela globalização, tendo a imposição de ajustar-se a nova realidade, esse setor fundamenta-se em todas as operações que englobam o processo de serviço e venda de produtos para atender uma necessidade individual do consumidor final, segundo Parente (2000). A fração que mais se destaca neste setor é a fração supermercadista que vem passando por intensas modificações, tais como reestruturações e fusões. Uma das características deste momento é a procura por operacionalização eficiente e competitiva. Para isso, tem-se realizado ações, as quais visão novos modelos organizacionais, mais acentuados em conhecimentos e informação, assim com estratégias mais adequadas.

Relacionados

  • Gestão da qualidade em serviço - ARTIGO
    6591 palavras | 27 páginas