setor moveleiro
Setor de móveis
A indústria mundial de móveis é uma indústria tradicional,
constituída, predominantemente, de pequenas empresas. No
Brasil, os principais pólos estão no Sul e Sudeste: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O Brasil não é muito competitivo no setor, pois o consumidor nos países desenvolvidos é mais exigente quanto a produtos funcionais.
Preço, Marca e Design
O preço, a marca e o design são fatores significativos para o
sucesso na comercialização de móveis principalmente no caso de móveis sob encomenda. Os principais problemas relativos à comercialização de móveis, no mercado interno referem-se aos prazos de entrega. No pós-venda, existe um grande número de reclamações no PROCON, pois os principais problemas relevantes são de transporte, estocagem e montagem. Logística Reversa
O estabelecimento da logística reversa no setor moveleiro
demanda uma série de atividades, que envolve a coleta, inspeção, separação (desmontagem), reprocessamento
(transformar o móvel usado em um móvel reutilizável) e a redistribuição. O móvel recuperado pode voltar para o comprador inicial ou pode ser inserido em um mercado secundário. No primeiro caso, o oferecimento do serviço de reforma pelas indústrias facilita a viabilidade logística reversa no setor. Já para a inserção do material recuperado em um mercado secundário, é necessário que haja uma mudança do padrão do comportamento de consumo da sociedade atual.
Cadeia produtiva do Setor Moveleiro
A cadeia produtiva de móveis constitui-se, simplificadamente, de quatro elos: insumos, indústria de móveis, distribuição dos produtos e comercialização e, por fim, tem-se o consumo.
Segmentos
As indústrias do segmento de móveis para residência fabricam
móveis diferenciados e com mais detalhes de acabamento; pois, em sua maioria, são feitos a partir de projetos para um consumidor final específico sendo,