ANÁLISE DA CAPACIDADE PRODUTIVA DE UMA MICROEMPRESA DO SETOR MOVELEIRO
DO SETOR MOVELEIRO
Laura Brito Garcia
1. Resumo
O setor moveleiro solicita dos seus integrantes habilidades para lidar em um ambiente complexo e bastante competitivo designado por um segmento da indústria considerado de extrema relevância e de grande capacidade produtiva. Diante do exposto, o presente artigo tem como objetivo analisar a situação da empresa quanto à capacidade de atender a demanda exigida pelo mercado. Para elaboração deste trabalho, utilizou-se a técnica da pesquisa exploratória e sucessivas observações in loco para a coleta de dados necessários para a análise. Além disso, ocorreram investigações empíricas e questionários semi estruturados para delinear o perfil dos funcionários e levantar todos os aspectos referentes a empresa. Desta forma,foi possível identificar que a associação Mobile Arts tem capacidade de suprir a demanda que lhe é determinada, atendendo as expectativas pré estabelecidas na pesquisa. Os resultados alcançados servirão de base para futuras tomadas de decisões da empresa, ajudando a planejar e controlar a produção e gestão de estoque.
Palavras-chave: Setor moveleiro, capacidade produtiva, planejamento e controle da produção. 2. Introdução
O ambiente organizacional encontra-se sob forte concorrência, e a obtenção de vantagem competitiva é um fator que tem sido cada vez mais decisivo para a permanência das empresas no mercado. Com o intuito de atingir melhores resultados em competitividade e produtividade, é fundamental que haja um planejamento adequado com foco na capacidade produtiva da empresa.
Segundo a revista da madeira Remade (2006), países como Estados Unidos, França,
Alemanha, apresentam consumo aparente maior que a sua capacidade produtiva, sendo necessária a importação para suprir as necessidades existentes, pois não possuem parque industrial moveleiro. No Brasil, a demanda condiz com a capacidade de produção, no entanto,
a falta de