Setor gráfica
Estudaremos o mercado gráfico, especificadamente o ramo de embalagens, este setor tem peso importante na economia nacional, este segmento que movimenta 1.310 milhões de reais anualmente e que faz parte de um mercado que possui uma significativa oportunidades de crescimento, devido ao poder do consumo, que apresentam boas perspectivas.
Hoje, o setor gráfico nacional representa 1% de nosso Produto Interno Bruto, e mais de 3% do PIB industrial, sendo responsável pela geração de mais de duzentos mil empregos direto e é formado por cerca de 16 mil empresas.
HISTÓRIA DO SETOR
O segmento gráfico só chegou ao Brasil em 1808, com a vinda da corte portuguesa. Desde então a história de um setor que sempre influenciou os rumos da economia brasileira, do ponto de vista das empresas, mas também por parte dos trabalhadores, foi se fazendo com o passar dos anos.
Nesses duzentos anos, os empresários do setor gráfico tiveram lugar de destaque no crescimento do segmento. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), o Brasil possui 17.962 estabelecimentos, e destes, 2.249 estão instalados no Nordeste
As expectativas de crescimento no Brasil se encontra no poder de consumo. As boas oportunidades de mercado aparecem para aqueles que buscam estar inovando e buscando soluções que consigam valorizar a marca e trazer resultados financeiros para seu cliente.
O mercado gráfico é um dos que apresenta maior potencial de crescimento em todo o país.Um dos fatores para esse potencial é o fato da concorrência estar aumentando em todos os setores da economia e por isso as empresas necessitam cada vez mais de publicidade e propaganda e os materiais impressos são uma das maneiras mais baratas e efetivas de se fazer esta divulgação. Além disso, a busca de informação vem aumentando muito, principalmente pela internet, porém, a informação impressa, por meio de jornais, livros e revistas continua forte. As empresas também buscam novos