Setor de compras
A atividade de compras é fundamental dentro de qualquer empresa, é preciso saber o que, o quanto e quando comprar.
Compras realizadas de uma forma bem planejada ajudam a empresa a reduzir seus custos, garantir seus lucros e melhorar a qualidade de seu produto final.
Portanto, a pesquisa, a análise e o planejamento são essenciais nesse setor que vem ganhando cada vez mais importância dentro da estratégia das empresas e deixando de ser um setor burocrático e uma central de custos para a empresa, para tornar-se uma área de negociação e geradora de lucros.
Palavras-chave: compras, planejamento, análise e qualidade.
Setor de Compras
O Setor de Compras tem como função suprir as necessidades de materiais e serviços, dentro de uma organização. Pois, planeja a quantidade correta que vai trazer a satisfação deste consumo em um momento certo. Esta função deixou de ser algo cheio de burocracia e buscou suprir o necessário, analisando se recebeu aquilo que foi comprado, procurando armazenar e também auxiliar com informações para que seja consumido nas melhores condições possíveis.
Como todo departamento tem seu objetivo funcional dentro da organização a função de compras apresenta os seus, como manter e organizar a entrada e saída contínua de suprimentos ou materiais com um custo mínimo de investimento; adquirir materiais com qualidade e quantidade estabelecida pela gestão (orçamentos), procurando sempre uma negociação justa e melhor condição de pagamento para a empresa.
Para se administrar um setor de compras necessita-se entender como se procede a cada passo ou segmento dessa função, como as entradas ou pedidos solicitados chamados de "imputs" vem de vários departamentos como a área financeira, produção (PCP) e vendas. Ao entrar os pedidos solicitados começa-se um processo de pesquisa de mercado, cotações de qual o melhor preço, estudo do material, investigar a fonte, ou seja, os fornecedores, como se desenvolve a sua matéria-prima, para enfim