Analise ambiente
1. INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como finalidade apresentar, de uma maneira geral, a definição de planejamento estratégico e sua importância para o desenvolvimento das empresas.
Ao longo do tempo, o aumento da competitividade e as mudanças cada vez mais rápidas nos contextos tecnológicos e de negócios geraram a necessidade de uma visão mais dinâmica acerca da estratégia.
O foco principal do presente estudo, será para análise do ambiente externo, que é fundamental para a empresa ter conhecimento das oportunidades e ameaças dentro do ambiente no qual se encontra.
5
2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O planejamento estratégico é fundamental para uma organização, pois baseia-se nas medidas positivas que uma empresa poderá tomar para enfrentar as ameaças existentes e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente.
Para Kotler (2000, p.86), o planejamento estratégico é visto como uma metodologia gerencial que permite a empresa seguir uma direção que prioriza um maior grau de interação com o ambiente no geral. O objetivo do planejamento estratégico, de um modo geral, seria para dar forma aos negócios e produtos de uma determinada empresa. Com o passar do tempo, as empresas de todos os tipos estão sentindo a necessidade de voltar sua atenção para a sistemática do planejamento estratégico como uma atividade proveitosa para decidir os rumos mais adequados aos seus interesses.
Segundo Kotler (2000) o gerente de marketing é o colaborador mais importante no processo de planejamento estratégico, com o papel de definir a missão do negócio, análise das situações ambiental, competitiva e de negócios, visando desenvolver os objetivos, metas e estratégias a serem cumpridas pela empresa. E o Hitt (2003) acredita que os estrategistas organizacionais são os próprios gerentes da alta direção, e esses que desempenham o papel de alcançar os resultados estratégicos desejados.
Existem diversas razões para o crescente interesse pela estratégia empresarial,