Servo motores
O que é servo motor?
Servo motores são dispositivos de malha fechada, ou seja, recebem um sinal de controle; verificam a posição atual; atuam no sistema indo para a posição desejada.
Em contraste com os motores contínuos que giram indefinidamente, o eixo dos servo motores possui a liberdade de até cerca de 180º graus mas são precisos quanto a posição. Esses servo motores são divididos por três componentes básicos: sistema atuador, sensor e circuito de controle.
Sistemas:
Sistema Atuador é constituído por um motor elétrico, na maioria dos casos com motores de corrente contínua, embora também possamos encontrá-lo de corrente alternada. Onde também está presente um conjunto de engrenagens que forma uma caixa de redução com uma relação bem longa o que ajuda a amplificar o torque.
Sensor normalmente é um potenciômetro acoplado ao eixo do servo, pois com o valor de sua resistência elétrica determinaremos a posição angular do eixo.
Circuito de Controle - O circuito de controle é formado por componentes eletrônicos discretos ou circuitos integrados e geralmente é composto por um oscilador e um controlador que recebe um sinal do sensor (posição do eixo) e o sinal de controle e aciona o motor no sentido necessário para posicionar o eixo na posição desejada. Servos possuem três fios de interface, dois para alimentação e um para o sinal de controle. O sinal de controle utiliza a modulação por largura de pulso que possui três características básicas: Largura mínima, largura máxima e taxa de repetição.
A largura do pulso de controle determinará a posição do eixo:
- largura máxima equivale ao deslocamento do eixo em +45º da posição central;
- largura mínima equivale ao deslocamento do eixo em -45º;
- outras larguras determinam sua posição proporcionalmente.
Todo motor projetado para ser um servo motor deve:
- Operar em escalas de velocidade sem aquecer.
-Habilidade para operar em velocidade zero.
-Reter torque suficiente