Serviços sociais
Serviço Social 2º período O Serviço Social Contemporâneo
Serviço social Serviço Social Contemporâneo
Atividades praticas supervisionadas
Prof. Maria Edilene Xavier Rocha Garcia Prof. Lindolfo Anderson Martinelli Prof. Alimedalva Jorge
Anápolis 2012 Introdução
Prática Profissional
A demanda por profissionais formados em serviço social é crescente no país, de acordo com o Conselho Federal de Serviço Social. A quantidade de áreas que necessitam de profissionais da assistência social é enorme; Secretarias estaduais e municipais de assistência social, hospitais, clínicas, centros de saúde, presídios, abrigos, creches, escolas, sindicatos, conselhos, ministérios e ONGS são alguns dos empregadores dos assistentes sociais.
Os profissionais da Assistência Social precisam ter registro no Conselho Regional e Federal, que têm como finalidade acompanhar e fiscalizar o exercício profissional, assim quem não se registra e exerce a atividade pode sofrer sanções dos órgãos, que vão da advertência e multa até a perda do diploma. Os conselhos regionais refletem diretamente na evolução das políticas públicas, um grande acontecimento que marcou a profissão foi a instalação, a partir de 2005, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que, a exemplo do SUS, municipaliza as ações profissionais. O impacto do SUAS no mercado de trabalho ocorre com a criação de postos de atendimento municipais.
A profissão é regulamentada desde 1957 e apenas o assistente social é habilitado para fornecer pareceres socioeconômicos, utilizados em avaliações e